segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Afinal, o que é Reabilitação?

Quando um problema ligado à saúde acontece na vida de uma pessoa, tanto ela quanto seus familiares e amigos próximos ficam perplexos com a situação, que afeta as relações e a vida de todos. Os envolvidos se organizam para buscar opiniões especializadas e tratamentos com muita motivação. É comum ouvir frases como "logo você se recupera", "vai ficar bom", "você vai ver, você ficará como era antes e estará pronto para outra". Afinal, tudo que almejamos ao longo da nossa vida é progresso,  melhorar do ponto que estamos. 

Muitas vezes a vida nos traz surpresas desagradáveis,  nossas ambições  e os planos de vida precisam ser ajustados. Por exemplo, uma lesão na coluna por doença ou um acidente de carro que causou traumatismo craniano  afetam bruscamente a organização da vida, pedindo adaptação.   É nesse momento que pensamos em reabilitação

A reabilitação de prejuízos no cérebro e a coluna (alterações neurológicas) parte do suposto que, profissionais, familiares e a pessoa acometida - juntos -  podem criar esforços para diminuir, contornar ou acabar com as dificuldades que apareceram. A reabilitação é um trabalho conjunto, que visa melhorar, adaptar e resignificar cada área da vida, diminuindo o impacto que o problema de saúde causou. Essa caminhada é compartilhada entre todos e, dependendo do caso, envolve diversos profissionais, tais como médico, psicólogo, neuropsicólogo, assistente social, nutricionista, fisiatra e terapeuta ocupacional. Durante a trajetória, é comum observar que novos interesses podem ser descobertos, valores são revistos e que coisas que não eram tão valorizadas, passam a ser.  Esse é o momento do auge da reabilitação, pois todas escolhas são tomadas e priorizam a qualidade de vida, além de mostrar que somos capazes de nos adaptar,  descobrir novos interesses e vencer as dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário